Arte funcional com muita inspiração mística. É assim que o artista plástico santa-mariense Leonir Lorenzoni, 55 anos, casado com a Sabrina Guimarães e pai do Levi Lorenzoni, define sua arte reconhecida pela região de Santa Maria, Brasil e também em países da América do Sul.
Leonir: presença constante no Brique da Vila Belga
Exposição do dia 19 de março na Vila Belga
Funcionário do Frigorífico Silva e associado do SINTICAL, desde 2007, Leonir, que já demonstrava aptidão e gosto pelo desenho na infância, vem aprimorando seu talento há quase duas décadas. “Comecei fazendo abstratos para compor a decoração da casa e logo em seguida, algumas pessoas, amigos, passaram a encomendar, a fazer pedidos”. De lá para cá o artista não parou e hoje chega a um sem números de quadros que misturam técnicas em PVC, tinta vitral, alto relevo, espelhos, e pedrarias que dão vida a gatos egípcios, corujas, árvores da vida, filtros dos sonhos e outros muitos temas que encantam a todos que tem a oportunidade de apreciar a sua obra em vários espaços de exposição.
No ateliê Art Zen Quadros
As obras de Leonir são confeccionadas no seu ateliê Art Zen Quadros, localizado na sua residência e muitas delas estiveram em exposição na Feira Internacional do Cooperativismo de Santa Maria, onde foram adquiridas por visitantes do Chile, Uruguai, Bolívia, entre outros. Ainda expôs na Câmara de Vereadores e mais recentemente no Monet Plaza Shopping e também recebeu
convites para expor em outros estados do Brasil.
Exposição no Monet Plaza Shopping
No Frigorífico Silva, onde cumpre sua jornada como operador de ETA (Estação de Tratamento de Água), já teve sua arte divulgada na empresa, através da Semana da CIPAT, e uma das suas obras foi colocada em rifa para ajudar um colega do Silva, o que lhe deixou muito feliz. Afinal, é também qualidade do artista, um senso de coletividade expresso com os colegas de frigorífico, artesãos e artistas e também com o Sindicato, que é segundo ele, “a nossa voz dentro da empresa; um parceiro, um colega a mais junto para fortalecer as nossas reivindicações”.
Reconhecimento na empresa
A partir de uma experiência que transforma o tempo de descanso em elaboração artística, Leonir afirma que a divulgação dos talentos entre a categoria é importante, pois muitas pessoas têm habilidades expressivas e outras tantas podem ser estimuladas a desenvolver seus próprios talentos.
Para conhecer a obra de perto, adquirir seus quadros e entrar em contato com Leonir Lorenzoni, visite o Brique da Vila Belga, em Santa Maria, lugar onde o artista é um expositor assíduo. Também pode acessar
http://facebook.com/leonir.lorenzoni , Instagran @leonir.lorenzoni, contatar pelo fone 55-991186167 ou ainda visitar o Ateliê Art Zen Quadros.