Nascida na roça em Faxinal do Soturno e funcionária da CAMNPAL por 30 anos, a diretora do Conselho Fiscal do SINTICAL Terezinha Ferreira, 68 anos, aposentada, traz na sua história as marcas da superação e das vitórias de uma trabalhadora, mãe e mulher, que hoje é reconhecida pelo título de Rainha da 3ª Idade de Nova PALMA.
Entusiasmo vibrante da torcida – Foto 2
Mãe de cinco filhos, 11 netos e cinco bisnetos, Terezinha, depois de alguns anos casada, tornou-se chefe de família, como grande parte das mulheres brasileiras. Com o fruto do seu trabalho, complementado com atividades eventuais, comprou um terreno, construiu sua casa e criou seus filhos.
Nessa época também finalizou seus estudos para completar o Ensino Médio, interrompido pelas necessidades inerentes ao seu contexto familiar no meio rural. “Era do grupo dos filhos mais velhos e por isso tive que priorizar o trabalho com os pais agricultores”, conta a diretora, sem deixar de reconhecer o valor de uma base familiar que ainda lhe presenteia com a presença da mãe com 93 anos de idade e muita disposição. A retomada escolar, por isso, também é uma alegria na sua vida. “Foi uma honra”, diz ela ao comentar a conquista com o EJA (Escola de Jovens e Adultos) e sinalizar um sonho para dar continuidade aos estudos.
Ao longo da sua trajetória como funcionária da CAMNPAL, organizando o bem-estar das reuniões, assembleias e as pausas do café dos colegas, Terezinha também trilhou os caminhos da sindicalização, sendo associada do SINTICAL desde junho de 2001. “Descobri muita coisa que não sabia”, destaca, entendendo que o sindicato “está buscando sempre o melhor que o trabalhador merece”.
O tempo da aposentadoria, contudo, trouxe outros percalços e novos desafios para quem buscou seus direitos, mas não alcançou o que era “justo”, como explica a diretora. Além disso, sofreu um aneurisma que lhe exigiu muita resistência para seguir em frente e transformar suas experiências em uma fonte de defesa para os colegas e para quem lhe rodeia.
Cuidadosa com a saúde e a beleza do viver, Terezinha incorporou a caminhada e a ginástica nas suas rotinas diárias e passou por mais um desafio em outubro do ano passado, quando foi convidada para concorrer ao título de Rainha da 3ª Idade de Nova Palma. Conquista que lhe enche de orgulho e fortalece sua presença com muita energia para participar de várias atividades, comunitárias, sindicais e do Grupo Reviver, de Nova Palma, voltado às práticas de educação física, mental, turismo e a espalhar alegria nas suas andanças.