Melhor qualidade de vida dos trabalhadores(as) e defesa da democracia. Esses foram os principais atributos das homenagens recebidas pelo SINTICAL em evento festivo pelos 90 anos de sua fundação.
A comemoração ocorreu dia sete de dezembro, no Clube Comercial, em Santa Maria, e reuniu um grande número de associados (as), funcionários, assessores, prestadores de serviços, representantes de entidades comunitárias e representantes de entidades sindicais: Josimar Cecchin, presidente da CONTAC-CUT, Amarildo Censi, presidente da CUT RS, Eloiz Guimarães Cristino, coordenador da CUT Regional Centro e Hugo Chimenes, diretor da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Rio Grande do Sul -FTIA/RS.
Durante o evento, o presidente do SINTICAL fez um resgate histórico da entidade fundada em quatro de março de 1934, destacando sua expansão regional e sua consolidação como entidade democrática e incansável na defesa dos trabalhadores (as) da alimentação e dos direitos da classe trabalhadora como um todo. Além disso, homenageou dirigentes que perderam a vida em serviço e deixaram o seu legado ao movimento sindical, como Cipriano da Rocha, Reinaldo Quagliato e Clarice Cárdias da Rosa.
Hugo Chimenes, representante da FTIA/RS, salientou a longa parceria com o sindicato aniversariante, uma das nove entidades fundadoras da Federação, em 1944. Ao mesmo tempo, ressaltou a sua trajetória como sindicato cidadão, que permanece levando informação ao local de trabalho, realizando o trabalho de base e atuando em várias dimensões da vida social dos trabalhadores (as).
O presidente da Contac-CUT, Josimar Cecchin, lembrou a importância do sindicato na defesa da democracia: “é uma entidade que honra suas entidades representativas fortalecendo a democracia, pois se não fosse essa defesa não estaríamos aqui comemorando com o movimento sindical”.
Por fim, Amarildo Censi também resgatou a trajetória do sindicato e citou um dos seus associados mais antigos, o conselheiro fiscal Signeu Crespo, como um inspirador das lutas “para alcançar as mudanças necessárias aos trabalhadores”.
O dirigente apontou ainda o papel do SINTICAL nas ações reivindicatórias, na defesa da saúde do trabalhador e em inúmeras frentes junto com os movimentos sociais que lutam por uma sociedade mais justa, com uma jornada de trabalho digna, sem redução de salários e resistente a qualquer tipo de golpe contra a democracia.
Além das homenagens e de um almoço festivo, os associados e associadas do SINTICAL também participaram de uma assembleia destinada a aprovar mudanças no estatuto da entidade. A assembleia foi coordenada pelo diretor Cleumar Godoy de Godoy com apoio do assessor jurídico Joceles Moreira. A festa em comemoração aos 90 anos do SINTICAL contou com o empenho de um time formado por diretores (as) e funcionários (as) da entidade: Barlan Duarte, Cristiano Ienssen, Larissa Freitas, Matiéli Samartin, Rita Oliveira, Rogério Aguirre, Sandra do Nascimento, Saul Almiron, Signeu Crespo, Valdemir Corrêa e Valter César. Parabéns pela dedicação, equipe nota 10!