Uma data para fortalecer a consciência negra
Zumbi dos Palmares
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro em referência à morte de Zumbi dos Palmares e em homenagem à luta e resistência contra a escravidão.
É um momento para reconhecer a enorme contribuição da população negra na construção cultural, social e económica do nosso país e, ao mesmo tempo, refletir sobre a desigualdade racial que ainda continua dentro e fora dos espaços de trabalho.
Desse modo, combater o racismo também é defender direitos, garantir oportunidades iguais, promover ambientes seguros, valorizar a diversidade e fazer o enfrentamento diário do preconceito.
Feriado inegociável
O presidente do SINTICAL, Valdemir Corrêa, salienta a importância do Dia da Consciência Negra como um feriado nacional*, lembrando que a dívida histórica com a população negra é grande e a discriminação persistente.
Por isso, destaca que o sindicato não negocia a permuta do feriado de 20 de novembro, como muitas empresas tentam fazer. Neste ano, por exemplo, essa proposta foi feita pelo Frigorífico Silva e também por outras empresas que tentaram obter o mecanismo.
“O feriado é inegociável, pois é um momento de renovar e fortalecer nosso compromisso com uma sociedade verdadeiramente livre, igualitária e antirracista”, afirma o presidente.
* Instituído pela Lei nº 12.519/2011, tornou-se feriado nacional em 2024 pela Lei nº 14.759/2023)





